quinta-feira, 8 de outubro de 2009

La Paz, a cicade que fica nas nuvens

Quem mora em



,vive com a cabeça nas nuvens. Mas não é porque os 1.613.000 pacenhos são distraídos ou sonhadores, é porque eles vivem nas nuvens mesmo. La Paz fica a 3.625 metros acima do nível do mar, assim, na maioria dos dias, eles ficam acima das nuvens. . É a capital mais alta do mundo. (Embora Sucre seja a capital legal, La Paz é a sede do governo boliviano.)

A maioria dos visitantes à Bolívia descem em La Paz. Vindo de avião pelo norte, pode-se obter uma vista do reluzente Lago Titicaca, suas águas azuis extraordinariamente profundas refletindo o limpo e claro céu acima. Para o sudeste assoma o Monte Illimani, encimado de neve, o maior de todos os picos da Bolívia. E milhares de metros abaixo de seu cume, numa profunda e estreita garganta, situa-se La Paz.




Para os viajantes terrestres, a aproximação a La Paz fornece uma vista simplesmente sensacional. Pois, até quase chegar a ela, a cidade está escondida, oculta da vista. Daí, subitamente em certo ponto da estrada, olha-se para baixo e lá, banhada pela brilhante luz do sol, a cidade se espalha como se estivesse na concavidade de uma cratera do feitio de um terraço.







Os visitandes podem passar por algumas dificuldades. O ar rarefeito dificultava a respiração. A falta de oxigênio afeta a maior parte das funções orgânicas. Os músculos agüentam menos esforço, o sistema nervoso tolera menos estresse e o sistema digestivo não consegue processar tão bem a gordura.






Mesmo dentro de La Paz há grande variação de altitude. O centro fica a 3630 metros acima do nível do mar e a periferia se estende as alturas de 4010m, onde fica o aeroporto ou a cidade El Alto com 4090m.









A cidade tem um labirinto de ruas estreitas e ruelas tortuosas.










Lago Titicaca. Fica a uns 3.800 metros acima do nível do mar. Este corpo de água de uns 220 quilômetros de extensão é o mais alto lago navegável da terra.











Rota da morte. Emoção e aventura são garantidas para quem passeia por esta estrada. Ela liga La Paz à região de Los Yungas. Olhando essas imagens não é difícil de entender por ela é conhecida como a estrada da morte.











Valle de La Luna. É um sitio arqueológico. Tem esse nome devido as formações rochosas aparentaram o solo da Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics