quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Por que nós bocejamos?

Mesmo antes de nascer nós já começamos a bocejar. O feto começa a bocejar com apenas onze semanas. Mas o porquê acontece o bocejo é uma incógnita. Pesquisadores notaram que ao bocejar a pressão sangüínea bem como o batimento cardíaco aumentam. Alguns têm sugerido que o bocejo seja uma reação ao aumento de dióxido de carbono nos pulmões. O organismo eliminaria o excesso de dióxido de carbono e aumentaria o suprimento de oxigênio.


Mas não são só os humanos que bocejam. Os animais também, embora nem sempre seja para obter melhor oxigenação. Por exemplo, os macacos bocejam para intimidar.
Quem nunca ficou admirado com a bocarra do hipopótamo ao bocejar. Ele pode abrir sua boca num ângulo de 150 graus. O bocejo dum velho hipopótamo macho serve para mostrar a todos na manada quem é que manda. Também serve de aviso aos invasores que ousem atravessar seus domínios aquáticos.



Você sabia que até os peixes bocejam? Foram vistos peixes bocejando antes de se mexer rapidamente. Um peixe também pode bocejar quando está agitado ou quando vê um inimigo ou comida, ocasiões em que é preciso agir rápido.


Embora não seja tão impressionante quanto o rugido dum leão, um bocejo — seja de sono, seja para ameaçar ou para se revigorar — tem na verdade um objetivo prático. Por isso, se as circunstâncias permitirem, ao sentir vontade de bocejar abra bem a boca e boceje com gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics